Home do Site Rancho Raizes

Flores Rancho Raizes

Conheça mais sobre nossas flores.

CRISÂNTEMO

 

Nome científico: Chrysanthemum

Família: Asteraceae

Nome popular: Crisântemo

Etimologia: seu nome é atribuído a Carolus Linnaeus, combinando o prefixo grego chrys, que significa dourado (a cor das flores originais) e anthemon, que significa flor.

Este gênero botânico originário da Ásia e possuidor de mais de cem espécies diferentes é muito famoso graças as suas flores. A flor do crisântemo pode possuir vários formatos e cores diferentes e ainda apresentar até mais de uma cor combinada, sendo geralmente com uma no centro e pétalas periféricas de outra cor.

A diversidade de cores e formas, a durabilidade das flores em vaso e a precisão com que respondem ao comprimento do dia (fotoperíodo) para o florescimento, são as principais características da grande popularidade dessas plantas. As diferentes formas de suas flores são fundamentais para a identificação das variedades.

O crisântemo é uma flor muito colorida e exuberante, podendo deixar um ambiente agradável, energizando a vida!

 

CURIOSIDADES

No Japão, os crisântemos eram uma exclusividade da nobreza, e constituía o distintivo oficial do exército. Por sua semelhança com o sol nascente, se tornou um símbolo do país, inclusive, o trono do imperador era conhecido como “Trono do Crisântemo”, simboliza para os japoneses vida longa e até existe uma data comemorativa especial para homenageá-lo.

Existia a lenda de que uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho, traria vida longa e saudável.

CULTIVO

Em cada vaso de crisântemos são plantadas de 4 a 6 mudas, dependendo do tamanho do vaso e da variedade. Utilizando substratos a base de matéria orgânica, os vasos recém plantados ficam por 3 semanas em uma área apropriada para que as mudas possam se enraizar. Após a terceira semana os vasos são transferidos para outra estufa, onde ficarão outras 9 semanas, recebendo todos os cuidados necessários para que possam desenvolver e florir com qualidade. Completado o ciclo de 3 meses, estão prontos para a colheita.

CUIDADOS

O crisântemo em vaso é uma flor fácil de cuidar. Preferencialmente deixe o crisântemo em um local arejado com luz indireta. Regar o vaso a cada 2 dias, ou sempre que perceber que o substrato (terra do vaso) esteja seco.

Evite encharcar a planta ou deixar água parada em pratinhos.

Sempre elimine flores e folhas secas ou murchas.

CYCLAMEN

 

Nome científico: Cyclamen persicum

Família: Primulaceae

Etimologia: o nome cyclamen deriva do grego kyclamenos, que significa forma de círculo, refletindo tanto o tubérculo como a folhagem que a planta apresenta.

De nome científico Cyclamen persicum, no Brasil o nome popular varia entre ciclame, ciclâmen, ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo. Isso se explica pela espécie ter vindo das Ilhas Gregas e da região do Mar Mediterrâneo.

O cyclamen quando em plena floração, expõe seus pendões florais nas cores branca, rosa, vermelha ou roxa dependendo da variedade.

 

CURIOSIDADES

As flores do cyclamen apresentam um formato bem original: as pétalas se distribuem nas pontas das hastes de forma que lembram as asas acetinadas das borboletas. Quando fechadas em botão, a flor, em conjunto com a haste, forma o desenho característico de um cisne, com um longo pescoço e o bico voltado para baixo.

A folhagem também é muito ornamental e continua agradável mesmo depois que as flores caem. As folhas têm um tom verde intenso, apresentam manchas esbranquiçadas, resultando num efeito marmorizado muito característico.

Nos anos 80, cientistas da NASA estudaram o Cyclamen persicum, e denominaram esta flor como uma “Purificadora de Ar em Ambientes”.

CULTIVO

São plantadas uma muda por vaso em substratos ricos em matéria orgânica preparados especificamente para esta planta.

A produção em estufa garante controle pleno de todos os ciclos de cultura das plantas, desde o plantio até a colheita.

Seu ciclo de produção dura em torno de 6 meses, sendo 8 semanas na fase de enraizamento, e outras 18 semanas até sua floração e momento da colheita.

CUIDADOS

A planta é de clima ameno, de meia sombra, mas precisa de sol direto durante algumas horas do dia. O ideal é colocá-la próxima à janela, porém protegida do vento. Recomenda-se regar duas vezes por semana. Evite encharcar a planta e deixar água parada em pratinhos. Sempre elimine flores e folhas secas ou murchas.

É uma planta perene, mas pode ser cultivada ao longo do ano.

Muitas pessoas, quando a veem murchar, acreditam que ela está morta, mas seu bulbo irá florir dentro de um ano novamente, se cuidada como indicado.

Depois de florido, o Cyclamen ainda pode durar muito tempo, enfeitando e energizando o ambiente em que se encontra.

 

PROCESSO DE PRODUÇÃO

 


RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Compromisso Ambiental

Falar em sustentabilidade para nós do “Grupo Rancho Raízes”, é muito fácil, pois desde o início estes conceitos estão incorporados como princípios empresariais. Sempre entendemos que o legado que podemos deixar para as novas gerações, passa pela nossa visão de futuro, no que diz respeito ao trato com a natureza.

SAIBA +

Compromisso Social

Para nós a empresa é um organismo vivo e esta vida é formada e mantida pela história das pessoas que passaram e ainda estão presentes nas nossas Unidades de Negócio. Hoje o Grupo Rancho Raízes está organizado em três Unidades de Negócio: Flores, Ovos e Feno.

SAIBA +