Home do Site Rancho Raizes

SOBRE O FENO

 

Historicamente diz-se que o feno fez o mundo girar. Parece exagero, mas a metáfora tem suas razões: como alguns alimentos simplesmente não podiam ser armazenados durante muito tempo, o homem não podia ir muito longe com seus animais. A situação piorava em épocas de guerras e invernos rigorosos. Como alimentar os cavalos em batalha e todo o gado nas migrações? Com feno. Que é, nada mais, capim ou outra planta desidratada que serve de alimento para esses animais. 
Retirando-se sua água, o feno mantém o valor nutritivo e pode ser armazenado sem estragar. A desidratação pode ser realizada de forma natural, com a energia do sol e do vento, sem a necessidade de galpões ou máquinas.
Sem o feno, esses animais só poderiam ser alimentados nos países quentes, já que o frio é grande inimigo do capim. E, sem cavalos, não surgiriam as aldeias, que se transformaram tempos depois nas grandes cidades. Não fosse pelo feno, teria sido muito complexa a domesticação dos animais, o abandono do nomadismo, a agricultura, o desenvolvimento dos centros urbanos. Um produto simples, fácil de ser obtido, eficiente e, por tudo isso, genial.
A qualidade do feno, que é uma forragem conservada através da desidratação, reduzindo-se o seu teor de umidade de 65 a 85% para 10 a 15%, através de processos naturais ou não, que visam conservar o seu valor nutritivo (da planta que lhe deu origem), é tema de permanente discussão para avaliar com mais detalhes o processo de produção do feno e seus pontos críticos para que a qualidade desejada possa ser realmente atingida.

 

VANTAGENS

O feno possui algumas vantagens interessantes, tais como:

 
1 É tecnicamente versátil, ou seja, tanto grandes quanto pequenos proprietários rurais podem produzi-lo.
2 É facilmente transportável (manuseio), principalmente para os fardos retangulares.
3 É versátil do ponto de vista de armazenamento.
4 Não depende de processos fermentativos, como a silagem.
5 É comercializável.
6 Não se estraga no fornecimento, pois é um produto estável em contato com o oxigênio (estabilidade aeróbia).
 

 

 

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Compromisso Ambiental

Falar em sustentabilidade para nós do “Grupo Rancho Raízes”, é muito fácil, pois desde o início estes conceitos estão incorporados como princípios empresariais. Sempre entendemos que o legado que podemos deixar para as novas gerações, passa pela nossa visão de futuro, no que diz respeito ao trato com a natureza.

SAIBA +

Compromisso Social

Para nós a empresa é um organismo vivo e esta vida é formada e mantida pela história das pessoas que passaram e ainda estão presentes nas nossas Unidades de Negócio. Hoje o Grupo Rancho Raízes está organizado em três Unidades de Negócio: Flores, Ovos e Feno.

SAIBA +