Home do Site Rancho Raizes

FENO RANCHO RAIZES

PROCESSO DE FENAÇÃO

No processo de fenação podemos considerar as seguintes etapas:

 

1. Produção Forrageira (manejo agrícola)

São itens importantes dessa fase: a escolha da planta forrageira, formação adequada do estande, manutenção da fertilidade do solo, já que a extração de nutrientes é muito elevada, controle de plantas daninhas (inclusive uso adequado do período de carência de herbicidas), identificação do estágio de maturação ideal para corte, previsão climática e planejamento e dimensionamento das áreas de corte.

2. Corte ou Ceifa

O corte pode ser manual ou mecânico, utilizando-se diferentes tipos de equipamentos disponíveis, tais como: alfange, colhedora de forragens, ceifadora / segadora (discos, barra ou tambor), com sistema condicionador ou não.

3. Secagem ou Desidratação

Fase que requer enorme cuidado, pois as perdas podem ser muito elevadas. São utilizados ancinhos afofadores e enleiradores. Pode ser dividida em três etapas: Primeira – água de superfície (fase de fácil desidratação, de 80-85% de umidade para 65%); Segunda – fase de difícil desidratação devido ao fechamento dos estômatos, de 65% para 30% (de umidade) e Terceira – fácil desidratação devido à morte das células, reduzindo-se de 30% para 10 a 15% de umidade.

4. Recolhimento e Armazenamento (enfardamento)

O feno produzido pode ser armazenado a granel ou ser enfardado em fardos retangulares ou cilíndricos de diversos tamanhos. O enfardamento é interessante pela facilidade de manuseio e redução drástica do volume. As perdas nessa fase são menores, porém não menos importantes.

5. Fornecimento ou Alimentação

Fase normalmente ignorada, porém de suma importância, já que as perdas podem ser consideráveis. O valor nutritivo do feno deve ser compatível com o desempenho animal desejado. Podem ser fornecidos íntegros ou picados / moídos.
O “Feno Rancho Raízes”, iniciou sua produção nos anos 80, e desde então a variedade de capim utilizado é o Jiggs. Um capim de alta performance, que tem produção praticamente o ano todo, e garante um valor nutricional, maciez e coloração adequada ao produto final, o feno.
Todo o campo de feno é adubado anualmente com material orgânico, e recebe todos os cuidados de controles de pragas e ervas daninhas, proporcionando ao seu animal, um feno de alta palatibilidade e digestibilidade. O “Feno Rancho Raízes” pode ser utilizado na alimentação de várias espécies de animais, como: equinos, bovinos, caprinos, ovinos, entre outros.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Compromisso Ambiental

Falar em sustentabilidade para nós do “Grupo Rancho Raízes”, é muito fácil, pois desde o início estes conceitos estão incorporados como princípios empresariais. Sempre entendemos que o legado que podemos deixar para as novas gerações, passa pela nossa visão de futuro, no que diz respeito ao trato com a natureza.

SAIBA +

Compromisso Social

Para nós a empresa é um organismo vivo e esta vida é formada e mantida pela história das pessoas que passaram e ainda estão presentes nas nossas Unidades de Negócio. Hoje o Grupo Rancho Raízes está organizado em três Unidades de Negócio: Flores, Ovos e Feno.

SAIBA +